You are currently viewing Como praticar uma liderança inovadora? Veja 4 dicas para pôr em prática

Como praticar uma liderança inovadora? Veja 4 dicas para pôr em prática

Se tem uma característica essencial em qualquer cargo, empresa ou área, é a inovação. Hoje em dia, cumprir os afazeres diários do trabalho já não basta: é preciso ir além, sair da zona de conforto e inovar.

Quando falamos de liderança, isso não é diferente, uma vez que o cargo de líder exige um olhar visionário e criativo, além de decisões que precisam ser tomadas para ajudar a equipe a atingir os objetivos da empresa.

Peter Drucker já dizia que “Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.”.

Neste post, separamos 4 dicas que vão te auxiliar a praticar uma liderança inovadora. Confira!

1 – Conheça muito bem a sua equipe

Um líder inovador é aquele que sabe exatamente como explorar as qualidades de cada pessoa da sua equipe da melhor maneira possível. Para descobrir essas qualidades, o líder deve dialogar frequentemente com a equipe.

Através do diálogo, será possível não só descobrir quais são as qualidades de cada membro da equipe, mas também quais são as suas limitações específicas.

Sabendo isso, o líder pode fazer com que as qualidades do time sejam complementares e que a equipe seja cada vez mais produtiva.

2 – Aprenda a ouvir mais

Aprender a ouvir novas ideias de outras pessoas é uma das principais características para exercer uma liderança inovadora.

Dificilmente conhecemos pessoas que sabem ouvir as outras de forma afetiva, não é mesmo? Os preconceitos e prejulgamentos costumam falar mais alto, o que pode trazer malefícios ao papel do líder.

Um líder inovador é aquele que ouve e fomenta as novas ideias de sua equipe e, ao invés de questionar se vai funcionar, pergunta como pode acontecer.

3 – Ofereça feedbacks individuais frequentes e construtivos

Nossa terceira dica está intimamente ligada com a anterior, até porque se um líder sabe ouvir mais a sua equipe, ele também vai saber oferecer feedbacks frequentes e construtivos individualmente a respeito do trabalho exercido, ideias apresentadas, pontos fortes e fracos de cada membro, entre outros.

Líderes inovadores são transparentes, honestos e coerentes nos feedbacks, nas ações e nas intenções. Por meio da fala, conseguem motivar a equipe em direção ao objetivo comum da empresa.

Incentivar a equipe a correr riscos e aprender com os possíveis erros também pode fazer parte deste feedback construtivo, uma vez que um líder inovador sabe que isso faz parte do processo de aprendizagem da equipe.

4 – Inspire através do exemplo

Existe uma frase de autoria desconhecida que diz:

“A palavra convence. O exemplo arrasta.”

Praticar uma liderança inovadora é inspirar ao invés de mandar. É assumir o risco junto com a equipe, colocando a mão na massa para contribuir com os processos.

Reconhecer que liderar uma equipe é um privilégio e desenvolver a produtividade de cada membro é essencial para um líder que quer, de fato, inovar.

 

Se você executar as dicas que apresentamos, com certeza você conseguirá praticar uma liderança inovadora. Mas ainda temos uma dica bônus…

Contar com o auxílio de profissionais da área da inteligência de negócio pode fazer a diferença na sua liderança.

Por isso, sugerimos que você clique aqui e conte mais sobre você e sua empresa, pois certamente poderemos te ajudar a superar seus desafios para buscar o sucesso da sua carreira, da sua equipe e da sua organização.

Clique aqui e entre em contato conosco!