Já atualizou seu currículo hoje? Saiba como se destacar no mercado de trabalho e não perder oportunidades

Já atualizou seu currículo hoje? Saiba como se destacar no mercado de trabalho e não perder oportunidades

O cenário é esse: você saiu do seu emprego porque foi demitido ou resolveu sair, mas sem planejamento, e agora encontra dificuldades para uma nova recolocação profissional. Ou ainda: você está desempregado (a) há um certo tempo e apesar de enviar currículos às empresas, nunca é selecionado ou sequer entram em contato com você. Agora, pare e pense: quais as chances do seu currículo estar desatualizado e isso interferir diretamente nos seus resultados (ou na falta deles)?

Com o passar dos meses, adquirimos novas habilidades e que muitas vezes vêm através de workshops, cursos e especializações. Porém, por algum motivo, essas informações atualizadas não constam no currículo, documento importante que valida as experiências profissionais de forma clara e objetiva e cria um primeiro contato entre o contratante e o contratado. E é nesse momento em que você pode perder oportunidades. Ou o contrário também acontece: passamos muito tempo sem buscar atualizações e dessa forma acabamos ficando para trás.

Por isso, preparamos neste artigo um material completo para te ajudar a encontrar uma nova profissão, com foco no desenvolvimento de novas competências que poderão melhorar o seu currículo. E você vai saber como manter-se atualizado e se preparar para o momento que estamos vivendo. Vem com a gente!

Qual é o objetivo da sua relocação profissional?

Milhões de brasileiros, diariamente, estão em busca de uma nova oportunidade profissional. Seja por estar desempregado, insatisfeito no emprego atual ou por querer uma reformulação na carreira, a procura por um lugar ao sol é massivamente alta.

Mas antes de sair em busca de uma oportunidade é importante entender qual é, de fato, o seu principal objetivo. Claro, os boletos que chegam na caixa dos correios mensalmente são um bom motivo, além da busca por realização profissional, mas é imprescindível compreender qual é o propósito dessa busca.

Qual tem sido a sua estratégia de recolocação no mercado de trabalho?

Depois de entender qual é o motivo da sua mudança está na hora de ter foco e ir atrás dela.

Muitas vezes há o desespero de “atirar para todo lado”, o que é uma armadilha para quem se candidata. Isso porque suas experiências profissionais podem não ter qualquer relação com a vaga pretendida ou mesmo você ser escolhido e executar uma tarefa que não condiz com suas aptidões e aí vem a insatisfação, tanto para você quanto para a empresa. Dessa forma, o autoconhecimento, onde são reconhecidas as fraquezas e pontos fortes, é a chave para você conseguir resultados positivos em suas empreitadas.

Analise seu comportamento, suas habilidades e a experiência que adquiriu até esse momento. Quais são seus pontos de destaque? Quais são as suas conquistas? Ter em mente as respostas para essas questões, com transparência podem te ajudar e muito. Reveja as suas metas observe quais delas ainda fazem sentido. Assim, crie um planejamento, com foco e dedicação, já que esses são pré-requisitos para quem busca uma nova oportunidade.

Invista em novas qualificações e fique de olho no mercado de trabalho

Quando se está desenvolvendo uma atividade, independente da área escolhida, pode acontecer uma certa acomodação. Claro, você adquire experiência, mas passa a estar em uma zona de conforto e não busca por atualizações, seja através das novas tecnologias ou buscando aperfeiçoamento teórico. E essa estagnação pode trazer problemas a longo prazo. Já pensou se aquela vaga que você tanto queria agora está disponível, mas você não está preparado? Pois é. Nesse momento a frase “o conhecimento não ocupa espaço, mas amplia horizontes” faz todo sentido.

Manter-se motivado diante um cenário precário, financeiramente falando, pode ser difícil. Mas, mesmo assim, não desista, pois do contrário, os empecilhos podem se agravar e sua chance de crescer pode ser tolhida. “Mas como me mantenho motivado?” você pode perguntar.

Aproveite esse momento para aprimorar suas habilidades e desenvolver outras novas. Devido ao momento atual, é importante respeitar o lockdown, em virtude do Covid-19. Sendo assim, opte por cursos de qualificação online, cursos de idiomas, assista lives de negócios, palestras com especialistas da sua área de atuação ou de desejo e melhore o seu currículo.

Além disso, espie os segmentos dos quais você tem interesse e perceba como está o mercado e quais são as empresas que estão em ascensão e o que elas buscam nos candidatos. A partir daí é possível pensar em formas de voltar às atividades ou, ainda, mudar de ares e conseguir mais oportunidades, e, com o tempo, uma nova experiência.

Turbine o seu currículo e mantenha-o atualizado

Seu currículo é o seu cartão de visitas. Por isso, elabore-o com calma e acrescente, além das informações pessoais e acadêmicas, os seus desempenhos mais relevantes. Mostre como suas habilidades ajudaram as empresas onde você trabalhou a conquistarem os seus objetivos.

Procure destacar-se. Um bom currículo fará com que o recrutador tenha interesse em chamar você para uma entrevista, momento importante, onde você o convencerá de que é a pessoa certa para a vaga. E não se esqueça de atualizar seu currículo sempre que possível.

Volte a atenção não para você, mas para o que você é capaz de fazer. Essa parte deve precisa ser objetiva, porém deixando evidente quais são suas expectativas na empresa.

Procure uma empresa especializada para te ajudar

Seja para enriquecer o seu currículo, seja para conseguir uma vaga almejada, existem empresas altamente capacitadas para te ajudar nesses processos. Assim, você pode cadastrar seu currículo e encontrar soluções para sua carreira profissional. Tudo isso com o acompanhamento de especialistas em desenvolvimento profissional. E a Pró MAIS Gestão é uma delas.

Com 13 anos de fundação é uma empresa que foca no pleno aproveitamento do potencial humano. Encontra talentos, impulsiona o desenvolvimento do ser humano e contribui para uma gestão pautada no aprendizado colaborativo, no engajamento das pessoas e potencialização dos resultados.

Saiba mais sobre o nosso modelo de negócios

Gostou das nossas dicas sobre recolocação profissional e atualização de currículo? Conta pra gente nos comentários como anda a sua experiência! E não esqueça: aqui tem sempre muitas novidades sobre desenvolvimento profissional e mercado de trabalho.

Deixe uma resposta