You are currently viewing O que você precisa saber sobre o setor de Recursos Humanos e sua evolução dentro das empresas

O que você precisa saber sobre o setor de Recursos Humanos e sua evolução dentro das empresas

Um dos setores mais importantes dentro de uma empresa é o de Recursos Humanos. Isso porque o principal objetivo dos profissionais dessa área é cuidar das pessoas, e como uma empresa é feita de pessoas, logo, podemos perceber o quão importante esse setor é.

O RH evoluiu muito ao longo do tempo: antes, ficava a cargo apenas de tarefas burocráticas como cálculos de horas extras, por exemplo. Hoje, graças à automatização e à tecnologia na área, o setor ocupa uma posição de protagonismo dentro de uma empresa.

Se você quiser entender mais sobre o assunto, acompanhe este artigo que nós aqui da Pró Mais Gestão preparamos para você!

Afinal, como surgiu o Recursos Humanos?

A partir da necessidade de cuidar dos colaboradores de uma empresa, surge o conceito de Recursos Humanos. Esses recursos foram criados para que uma empresa pudesse se manter durante a Revolução Industrial. Desde então, o setor vem evoluindo ao longo dos anos e se tornando um forte aliado dos gestores e líderes nas organizações.

Qual a real importância do setor?

Para uma empresa atingir suas metas e objetivos e ter resultados de fato, é necessário um RH bem estruturado.

Como falamos no início, uma empresa é feita de pessoas. Se as pessoas não funcionarem bem, consequentemente a empresa não funciona bem.

Já escrevemos um artigo aqui no nosso blog sobre o RH estratégico: o que é e como implantá-lo na sua empresa. Para ler, basta clicar aqui.

Vale ressaltar que o RH não é importante apenas para grandes organizações – uma empresa com apenas 2 funcionários já pode ser beneficiada pelo setor.

Como o RH evoluiu?

Há não muito tempo, o RH era visto como aquele setor responsável por funções burocráticas: calcular horas extras, controle de ponto, folha de pagamento, etc. Essas funções básicas ainda são importantes, mas não são mais suficientes para o setor.

Com a Revolução 4.0, a transformação da força de trabalho ficou mais focada em serviços, o que exigiu que o RH não focasse apenas em processos, mas sim nas pessoas.

Hoje, os profissionais da área de Recursos Humanos focam em compreender as necessidades, vontades e motivações dos colaboradores, a fim de encontrar e reter os melhores talentos na empresa.

É perceptível que a evolução do setor acompanha as mudanças na nossa sociedade, e a tendência é que ele continue se adaptando às mudanças sociais, culturais e empresariais – sempre focando no bem-estar das pessoas e no crescimento das empresas.

O ambiente de negócios competitivo em que estamos vivendo e a globalização exigem que as mudanças da força de trabalho sejam baseadas e integradas às estratégias da empresa, o que garante que os profissionais de Recursos Humanos sejam cada vez mais requisitados.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!

Estamos aqui para buscar o seu sucesso e o da sua organização.

Contamos com uma equipe especialista na busca de soluções para a gestão de pessoas.

#ousecomagente

Clique aqui e veja quem somos!