You are currently viewing Saiba como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira ou conseguir um emprego

Saiba como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira ou conseguir um emprego

Se você já está estabelecido no mercado, quer mudar de carreira ou está procurando um emprego, saiba que as redes sociais podem ser grandes aliadas na sua jornada profissional!

Nos dias atuais, dificilmente conhecemos alguém que não esteja conectado às redes sociais, não é mesmo? Para você ter uma ideia, só no Facebook há mais de 2,7 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões delas brasileiras.

Usadas de forma eficiente, elas são uma grande ferramenta de marketing pessoal e profissional.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para você usar as redes sociais para alavancar sua carreira ou conseguir um emprego. Acompanhe!

Antes de tudo, arrume sua “casa”

Quando falamos “casa”, estamos nos referindo ao seu perfil nas redes sociais. Você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, certo?

Deixe seu perfil apresentável para quem o visita, isto é, tenha uma imagem positiva e coerente de você mesmo.

Analise desde a sua foto de perfil até os posts que você compartilhou no passado. Saiba que tudo isso faz parte da sua marca pessoal e precisa estar de acordo com a imagem que você quer passar.

Vale lembrar que essa dica é válida para todas as redes sociais que você utiliza.

Publique conteúdos relevantes

Ao invés de estar nas redes sociais apenas de forma passiva, ou seja, deixando o seu perfil parado, você pode usá-lo para compartilhar conteúdos relevantes e agregadores a respeito da sua área de atuação.

Se você trabalha na área de vendas, por exemplo, por que não compartilhar dicas que você sabe para ajudar outras pessoas a venderem mais? Ou que tal compartilhar quais foram suas maiores conquistas profissionais? Você pode ainda compartilhar algo que você esteja estudando no momento.

Tudo isso irá mostrar que você é um ótimo profissional na área e ainda chama a atenção de empresas para futuros processos seletivos.

Saiba fazer contatos qualificados

Nas redes sociais, qualidade é melhor que quantidade. Por mais que seja atrativa a ideia de ter um grande número de seguidores ou contatos, esta é apenas uma métrica de vaidade.

De que vale um grande número de seguidores se nenhuma dessas pessoas se interessarem pelo seu trabalho? Procure estar em contato com pessoas que realmente compartilham de interesses profissionais semelhantes aos seus.

Aqui vale tomar cuidado para não ser uma pessoa interesseira, isto é, que entra em contato com alguém apenas esperando um benefício em troca.

Tenha a mentalidade da reciprocidade: ofereça para depois receber.

Conheça a finalidade de cada rede social

Agir igualmente em todas as redes sociais pode não ser uma boa ideia, afinal de contas, cada uma delas possui uma finalidade. Separamos aqui as principais redes com algumas dicas para você utilizá-las a seu favor.

Facebook: atualmente, a rede social com mais usuários ativos do planeta. Lá é possível compartilhar conteúdo escrito, fotos e vídeos. É válido que você se atente aos grupos do Facebook, principalmente se estiver procurando emprego. Além disso, dependendo do grupo, também é possível firmar parcerias comerciais e até divulgar o seu serviço. Utilize isso a seu favor!

Instagram: a rede social com mais ferramentas e possibilidades. Lá você pode postar vídeos, fotos, stories e até fazer transmissões ao vivo – tudo isso pode ser usado para melhorar seu marketing pessoal e profissional.

LinkedIn: essa é a rede social com a finalidade totalmente profissional. Anteriormente, era vista apenas como banco de currículos. Hoje, também é uma rede social voltada a produção de conteúdo. Lá é possível postar textos, fotos vídeos e até artigos. Para quem prefere produzir conteúdos escritos, o LinkedIn é a pedida certa. Vale ressaltar que lá também é um ótimo local para se fazer networking.


São muitas oportunidades, não é mesmo? Independente de qual for o seu objetivo profissional, certamente as redes sociais podem te ajudar.

Você está buscando evoluir sua carreira profissional? Nós temos um Programa Mentoria Individual focado em potencializar sua carreira e preparar você para o mercado de trabalho. Se você quiser saber mais sobre, clique aqui!

Não esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais!