Vaga de emprego: Como encontrar o profissional ideal para a sua empresa | 3 dicas práticas

Vaga de emprego: Como encontrar o profissional ideal para a sua empresa | 3 dicas práticas

Encontrar um bom profissional para a vaga de emprego em aberto na sua empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Em tempos de pandemia do Covid-19 isso pode se agravar.

A busca por alguém que preencha todos os requisitos e, além de tudo, se identifique com os ideais da organização costuma ser árdua.

Outro fator determinante e que pode atrasar o sucesso da empresa na busca deste profissional é o tempo. Nem todas as empresas possuem um setor de RH interno e muitas vezes acabam por divulgar de forma incompleta as vagas ou não conseguem elaborar um processo seletivo específico e adequado. Isso pode atrair candidatos que não possuem experiência profissional apropriada para a área, devido a ausência de um filtro diante as qualificações.

Além disso, apesar de todas as facilidades proporcionadas pela internet, o excesso de informações pode acabar atrapalhando o trabalho do empregador. Isso porque atualmente são inúmeras as plataformas, sites e organizações que oferecem vagas de emprego aos candidatos e disponibilizam os perfis dos mesmos para análise.

Mas como encontrar uma  empresa especializada que auxilie nesse processo e facilite a comunicação entre o candidato e o futuro empregador e ainda selecione o perfil que melhor se encaixe à vaga de emprego?

A partir de agora, você encontrará 3 dicas práticas para encontrar aquele profissional de destaque que vai fazer toda a diferença no seu time. Vamos lá!

1- As vagas de emprego devem ser objetivas e claras

As vagas de emprego precisam ser atrativas, sucintas e, de pronto, responder às principais dúvidas que o candidato possa vir a ter inicialmente. Depois é preciso definir onde divulgá-las. Escolher uma boa plataforma pode fazer toda a diferença na hora de atrair os candidatos.  Além dos sites de divulgação de vagas que já conhecemos, hoje as redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin também fazem esse papel – a última, em especial.

Mas o que acontece na maioria das vezes é que as empresas recebem expressivas quantidades de currículos para análise. E, infelizmente, nem sempre as candidaturas correspondem à vaga em questão. Por isso, não basta apenas anunciar a vaga, é preciso realizar uma triagem dos currículos para que consiga encontrar o candidato ideal. A seguir você acompanha dois tópicos que vão te ajudar em como proceder na etapa inicial do processo de seleção dos candidatos.

Como divulgar a vaga?

Utilize plataformas de acordo com a demanda das vagas de emprego disponíveis. Se você opta por um profissional da sua cidade ou região, uma empresa de recrutamento local pode trazer um funil mais preciso às suas buscas. De nada adianta uma vaga para Blumenau, por exemplo, com necessidade presencial, onde o candidato seja morador da cidade, se ela estiver postada em uma plataforma voltada para a região de São Paulo.

Como descrever o cargo?

Se a vaga de emprego é home office é preciso constar na descrição. Da mesma forma se ela exigir a presença do profissional. Esses dois fatores levam a outro ponto importante: a forma de contratação, se ela será em regime CLT ou através de MEI (registro do Microempreendedor Individual, onde o candidato apresenta o CNPJ para prestar um serviço sem vínculos empregatícios com a instituição). Assim, o candidato saberá exatamente que tipo de formalização contratual será estabelecida.

Descrever as principais exigências de competências e características da função, grau de escolaridade e experiências na área aprimoram o filtro de buscas e podem encaixar com aquele profissional que está em busca de uma oportunidade.

2 – Utilize as redes sociais a seu favor

 Rede Social, como o próprio nome diz, serve para… relacionamento! Por isso, nada melhor do que sua empresa estar presente onde o seu possível candidato está. Se você ainda não tem, crie uma página para o seu negócio. Além de trabalhar o marketing digital da marca, você ainda pode usar estes espaços para divulgar as vagas de emprego que surgirem. Com uma página alinhada que apresenta consistência nas postagens, muitos profissionais podem se identificar com a sua empresa e se interessar em trabalhar nela.

Explore as possibilidades do Linkedin

Você já conhece o Linkedin? Esta plataforma que conta com 600 milhões de usuários ativos foi desenvolvida com o intuito de criar conexões entre empresas, empresários e profissionais que buscam estabelecer algum tipo de relação profissional, o chamado networking. Além disso, pode ampliar conhecimentos, através das publicações de artigos dos mais variados temas feitas na plataforma. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela empresa de softwares de contratação Jobvite, 79% dos recrutadores entrevistados disseram já ter contratado através do LinkedIn.

Assim como o Facebook e Instagram, no Linkedin você vai criar uma Linkedin

Page, onde os usuários vão encontrar informações sobre a sua empresa ou instituição de ensino, marca, produtos e serviços, além de descobrir as oportunidades de emprego oferecidas.

Uma ótima forma de alcançar mais candidatos é através dos links patrocinados (um formato de anúncio de marketing digital com texto e imagem, com foco na geração de tráfego em sites e também nas conversões).

Dessa forma, sua empresa pode colocar anúncios de emprego e atrair os candidatos de forma mais rápida. Além disso, é possível determinar quantas vezes eles irão aparecer e para quem, assim como o custo por clique e o valor que será investido.

3 – Encontre uma empresa especializada para gerir as suas vagas de emprego

Antes de qualquer coisa: pesquise. Pesquise muito sobre a empresa que vai participar do processo de seleção daquele ou daqueles que farão parte da sua euipe de trabalho. Busque uma empresa altamente capacitada e que solucione o seu problema por completo. Ela precisa encontrar verdadeiros talentos para o seu setor, evidenciar as habilidades do profissional e contribuir com o crescimento da sua marca, gerando resultados positivos.

Além disso, quanto mais inovadora e atualizada a empresa for, melhor para você. Afinal de contas, é necessário contar com a parceria de um setor que acompanhe as melhorias tecnológicas que surgem com o passar dos anos e assim estar sempre à frente.

Divulgue suas vagas de emprego em um banco de currículos reconhecido e de expansão em sua região.

Empresas localizadas na sua cidade ou região podem te auxiliar mais facilmente no processo de encontrar um profissional com o perfil adequado. Por centralizar as buscas em um determinado perímetro, pode ficar mais fácil “afunilar” as pesquisas.

Encontre os perfis ideais para a sua vaga de emprego com mais agilidade

O trabalho de uma empresa de recrutamento é complexo e totalmente voltado à gerar resultados, tanto para as empresas quanto para quem procura uma vaga de emprego. Sendo assim, é a opção ideal para as instituições alavancarem seu crescimento.

Com profissionais altamente qualificados, toda a construção do trabalho, desde a divulgação da vaga até o entrevista de competências, é feita de forma estruturada e organizada. Assim, compreende as necessidades mercadológicas, através de uma triagem completa de perfis dos candidatos mais preparados para assumir a vaga solicitada.

Escolha a estratégia que melhor solucione a sua necessidade, seja ela aprimorar as atividades do seu RH ou a contratação de uma empresa capacitada que vai trazer os melhores resultados a você e a sua empresa.

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